A estrela espanhola Cesc Fàbregas anunciou oficialmente a sua reforma a 3 de julho de 2023, e a sua carreira é bastante emocionante. Entrou para o Arsenal com 16 anos e tornou-se um dos mais jovens jogadores da equipa principal na história do Arsenal. Aos 21 anos, tornou-se o capitão do Arsenal, graças às suas capacidades extraordinárias. Durante os seus anos no Arsenal, fez 303 jogos pela equipa, ajudando-a a ganhar uma Taça de Inglaterra e dois Community Shields.
No entanto, em 2011, quando tinha 24 anos, mudou-se para o Barcelona, a expensas próprias, para realizar o seu desejo de infância de vestir a Camisola Barcelona, uma mudança que desiludiu muitos adeptos do Arsenal.
Mas no Barcelona, Fábregas continua a ser uma estrela brilhante. Juntamente com Messi e outros jogadores, conquistou a La Liga, a Taça do Rei, o Mundial de Clubes, a Supertaça Europeia e duas Supertaças de Espanha pelo Barcelona. Conseguiu realizar o seu sonho de se estabelecer no Barcelona.
No entanto, em 2014, o ambicioso Fabregas não ficou satisfeito com as suas conquistas no Barcelona e optou por regressar à Premier League, juntando-se ao Chelsea e tornando-se um pilar da equipa. Durante o seu tempo no Chelsea, ajudou a equipa a ganhar 2 títulos da Premier League, 1 Taça da Liga e 1 Taça de Inglaterra. Mas talvez tenha sido o destino que, em 2011-12, quando ainda estava no Arsenal, o Barcelona tenha ganho a “Tripla Coroa” e, no ano seguinte à sua saída do Barcelona, em 2015, o Barcelona tenha ganho novamente a “Tripla Coroa”, pelo que não teve a oportunidade de testemunhar o momento alto do Barcelona.
Após cinco anos no Chelsea, Fabregas juntou-se ao Mónaco em 2019, na esperança de ter mais oportunidades de jogar, mas devido a problemas de lesão não conseguiu manter o pico do estado. Assim, no verão de 2022, juntou-se à equipa da Série B de Como e tornou-se acionista da equipa. No entanto, devido à sua idade, era difícil para Fabregas mostrar o seu talento em campo, pelo que optou por anunciar a sua reforma este verão.
A nível nacional, Fabregas também teve um bom desempenho. Marcou um golo crucial na final do Euro 2008, ajudando a Espanha a vencer a Alemanha por 1-0 e a ganhar o Euro. No Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, assistiu Iniesta no golo da vitória na final, ajudando a Espanha a conquistar o título mundial. Dois anos mais tarde, no Campeonato da Europa, Fàbregas voltou a liderar a Espanha na defesa do título como o principal jogador da equipa nacional.
Embora Fabregas se tenha retirado, não deixou o mundo do futebol. Ainda assim, começou a sua carreira de treinador com uma camisas de futebol 2023, como treinador da segunda equipa e do escalão de Como, dando continuidade à sua ilustre história.