No início da nova época da Bundesliga, muito se especulou sobre quem seria o melhor marcador da tabela. Todos pensaram em Harry Kane e Boniface, mas muitos não se aperceberam de que o extremo do VfB Stuttgart, o guineense Serhou Guirassy, de 27 anos, subiu rapidamente ao topo da tabela esta época, tendo marcado 13 golos em sete jogos.
Se adicionarmos os jogos da Taça e da seleção nacional, Guirassy fez 20 jogos com a Camisola Bundesliga esta época, marcando 21 golos. As suas prestações têm sido espantosas e totalmente inesperadas. O vencedor da Bota de Ouro da Bundesliga do ano passado, Nkunku, só marcou 16 golos na época passada e isso em 34 jornadas.
Se Guirassy marcar mais 3 golos nos próximos jogos, igualará o recorde de Nkunku, o que é certamente surpreendente. Em comparação com outros goleadores do campeonato, como Lautaro, Harland e Bellingham, Guirassy está muito à frente. Ele está, sem dúvida, em uma liga diferente em comparação com esses astros.
O Leverkusen, liderado por Xavi Alonso, continua a pressionar o Bayern e a assumir a liderança da tabela. O Estugarda também está a melhorar e é o favorito à conquista do título. Tudo isto graças ao esforço de Guirassy, o que é uma situação inesperada. O jogador tem estado em grande forma esta época e a sua forma está cada vez melhor. Num jogo recente contra o Wolfsburgo, começou a brilhar aos 67 minutos e marcou golos consecutivos aos 78 e 82 minutos para completar o seu hat-trick. Pode dizer-se que o seu desempenho está a melhorar cada vez mais.
A hierarquia do Estugarda também não esperava que ele tivesse este desempenho. Afinal de contas, a sua cláusula contratual é de apenas 20 milhões de euros, o que é um preço muito baixo comparado com a atual situação de compra de jogadores a preços elevados. Na secção de comentários, muitos adeptos mencionaram o proprietário do Chelsea, Burley, que gasta frequentemente entre 80 e 100 milhões de euros em jogadores, especialmente em jogadores imaturos mas promissores, e que a relação qualidade-preço de Guirassy é de facto uma “enorme diferença”.
No entanto, Guirassy teve um desenvolvimento tardio e só mostrou o que podia fazer nas cinco principais ligas aos 27 anos. Com dupla nacionalidade, guineense e francesa, Guirassy foi formado nas categorias de base do clube francês Laval. Desde então, passou por vários clubes. No ano passado, foi emprestado pelo Rennes ao Estugarda e mostrou gradualmente o seu talento e capacidade de remate. Na época passada, foi titular em 20 jogos e marcou 11 golos. Está a familiarizar-se cada vez mais com a Bundesliga e fez uma grande descoberta esta época.
As impressionantes prestações de Guirassy chamaram a atenção de muitos grandes clubes. Gigantes como o Real Madrid e o Arsenal enviaram olheiros profissionais para ver Guirassy jogar com uma camisolas de futebol baratas. Não há dúvida de que é mais eficaz a marcar golos do que Harland, e a maioria dos seus golos são marcados em jogos. Por isso, tem uma oportunidade de se transferir para um grande clube. Apesar de ter 27 anos, manter esta forma durante três anos seria um grande bónus, para não falar do facto de a sua taxa de inscrição ser de apenas 20 milhões de euros.
A ascensão de Guirassy tem sido notável e ele provou a sua força e potencial. A sua capacidade de marcar golos e o seu valor chamaram a atenção do mundo do futebol e podemos esperar que continue a mostrar grandes desempenhos nos próximos jogos.